sábado, 13 de outubro de 2012

Você sabe o que é diatopia?


É um dos tipos de variações linguísticas mais comuns e que se faz presente em todas as línguas, é percebida facilmente em países com grande extensão territorial, pois sempre haverá inúmeras mudanças sociolinguísticas por conta de vários fatores como, por exemplo, sua colonização.

Outro ponto que vale a pena destacar é o fato de a variação diatópica marcar determinada região de forma que se torne única e facilmente reconhecida por outros povos, a diatopia nos mostra que qualquer que seja a língua falada/escrita/ensinada, ela sempre será carregada de subtipos, combinações fonéticas e sociolinguísticas e por mais que seja marcante sempre estará em constante mudança. Na Língua Inglesa percebemos essa diatopia mais marcante pelo fato de ter se tornado uma língua universalmente falada e reconhecida, uma língua de prestígio.

Não podemos nos esquecer de que dentro que uma língua existem inúmeros dialetos, não há país algum que fale uma língua só, e aí está a beleza do falar, nunca falaremos uma língua pura, sem modificações, sempre haverá um jeito especifico para pronunciar tal palavra mediante sua região, haverá ritmo, melodias frasais diferentes de uma região para outra, um exemplo vivo de melodias frasais é o Texas, com seu inglês cantado e que talvez poderíamos compará-lo com o Rio Grande do Sul, onde seus nativos também possuem uma fala carregada de melodia.

     Tendo em vista que no Brasil a diatopia também é marcante, citemos alguns exemplos fáceis de identificar

  • O “s” chiante do carioca da gema, lembrando que o termo chiante vem da fonologia, portanto não deprecia o carioca.Agora, tente dizer a palavra ESCOLA com o “s” chiante...
  • O “r” puxado do interiorano, mais precisamente de São Paulo, a pronúncia desse “r” deve ser carregada e marcante. Agora, tente dizer a palavra CARNE com o “r” puxado e marcante...


Essa variação diatópica do inglês que adotamos nesse breve texto pode ser notada facilmente em filmes e seriados, portanto vale a pena assisti-los legendados para que possamos perceber essa diferença na fala, esse ritmo cantado e também a fala rápida do americano. Quanto à diatopia no Brasil, essa nós percebemos no dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário